24/03/2015

História do Romantismo

Foram trabalhados alguns textos interdisciplinares sobre o período histórico que compreendem o momento histórico do Romantismo, com os alunos das segundas séries, com auxílio da professora Sandra Tubin.



Língua Portuguesa e Literatura
2ª ano do Ensino Médio Inovador


História do Romantismo


O Romantismo foi um grande movimento que tinha como objetivo o conservadorismo e desejo de liberdade. Teve seu início em 1774 com a publicação de “0s sofrimentos de jovem Werther” de autoria de Goethe.
O Homem a princípio tinha uma boa estética, mas o mundo civilizado o corrompeu, pois era o que o romantismo pregava a busca de emoções. As principais características do romantismo são a liberdade, paixão e emoção. Fatores que fazem com que o Romantismo seja inconstante, pois os mesmos são sentimentos, ou seja, podem variar de acordo com o momento.
Segundo o romantismo, a natureza seria um local de inocência para o ser humano, já com a concretização da civilização moderno o homem tornou-se algo corrompido. Por esse motivo os romancistas criticavam a sociedade burguesa que com sua riqueza distanciavam-se rapidamente da essência pura que fazia parte da ideologia romancista.
No Brasil, o romantismo valorizou os elementos naturais como as matas, os índios, a fauna e a flora, já os europeus, tinham como sua característica principal o distanciamento da sociedade com a natureza.


Alunos: Fernanda Boaretto, Fernanda Palavicini, Larissa Dambrós, Luís F. Lovera, Paula Boaretto
Turma: 201



Nenhum comentário:

Postar um comentário